Workshops abrem processo de revisão do Questionário ISE 2018

Como nos ciclos anteriores, os workshops reuniram representantes de empresas, investidores, sociedade civil e especialistas para discutir possibilidades de melhoria e aperfeiçoamento do questionário de seleção de ações para a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial para o próximo ano 22/03/2018
COMPARTILHE

Os participantes analisaram cada uma das oito dimensões do questionário ISE durante os workshops de revisão

Por Bruno Toledo (FGVces)

O questionário de seleção da carteira de ações do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 é uma referência importante dentro e fora do mercado financeiro sobre a sustentabilidade no ambiente das organizações. Por essa razão, todos os anos, a B3 e seu parceiro técnico, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (FGVces), realizam um processo público de revisão do questionário, com o objetivo de aprimorar a seleção das empresas que farão parte da próxima carteira do Índice em 2019.

Durante a revisão, representantes de empresas, especialistas e público em geral se debruçam sobre as dimensões do Questionário ISE - Ambiental, Ambiental Financeira, Econômico-Financeira, Geral, Governança Corporativa, Mudança do Clima, Social e Natureza do Produto - de maneira colaborativa e transparente, por meio do diálogo com os diferentes públicos de interesse do ISE. O processo deste ano incorpora um conjunto de contribuições recebidas desde o lançamento da versão 2015 do questionário, concluindo o chamado ciclo longo de revisão.

A primeira etapa do processo de revisão 2018 aconteceu durante os workshops de revisão, que foram realizados entre os dias 14 e 16 de março na FGV EAESP, com a participação de mais de 200 pessoas, entre representantes de empresas respondentes, consultores especializados, organizações da sociedade civil, academia e investidores.

As apresentações realizadas pelos coordenadores de dimensão nos workshops estão disponíveis aqui.

Os workshops de revisão do ISE 2018 aconteceram entre os dias 14 e 16 de março na FGV EAESP, com a participação de mais de 200 pessoas ao longo de todas as sessões

Em paralelo à realização dos workshops, a B3 e o FGVces também lançaram a Consulta Pública Online, que acontece até o dia 13 de abril. Nesta etapa, os participantes poderão enviar propostas de mudanças para o Questionário ISE 2018.

A partir das contribuições apresentadas pelo público nos workshops e na consulta online, a equipe do FGVces apresentará uma nova versão do Questionário ISE, a ser apresentada para validação durante a Audiência Pública que será realizada em 09 de maio. O novo questionário será analisado posteriormente pelo Conselho Deliberativo do ISE (CISE) em 12 de junho e a nova versão será divulgada ao público no dia 26 do mesmo mês.

Saiba mais sobre o calendário de atividades do ISE 2018 aqui.

Fotos: Roberta Boccalini/FGVces