Processo de seleção

23/11/2011
COMPARTILHE

O processo de seleção é baseado na análise das respostas fornecidas pelas empresas a um questionário. Desenvolvido pela equipe do GVces, esse questionário é composto por sete dimensões, que avaliam diferentes aspectos da sustentabilidade:

 

• Dimensão Geral: compromissos com o desenvolvimento sustentável, alinhamento às boas práticas de sustentabilidade, transparência das informações corporativas e práticas de combate à corrupção.

 
• Dimensão Natureza do Produto: impactos pessoais e difusos dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, adoção do princípio da precaução e disponibilização de informações ao consumidor.
 
• Dimensão Governança Corporativa: relacionamento entre sócios, estrutura e gestão do Conselho de Administração, processos de auditoria e fiscalização, práticas relacionadas à conduta e conflito de interesses.
 
• Dimensões Econômico-Financeira, Ambiental e Social: políticas corporativas, gestão, desempenho e cumprimento legal.
 
• Dimensão Mudança do Clima: política corporativa, gestão, desempenho e nível de abertura das informações sobre o tema.
 
 
Na metodologia adotada, é atribuído o mesmo peso (100) a cada uma das sete dimensões do questionário. Cada dimensão é subdivida em critérios, que contemplam os temas acima. Os pesos desses critérios são definidos pela relevância do tema no contexto atual da gestão empresarial e das demandas da sociedade. São privilegiadas as práticas de gestão e o desempenho.
 
Além das respostas ao questionário, o processo de seleção também conta com uma análise dos documentos apresentados pelas empresas para fundamentar as informações fornecidas e também com uma deliberação final conduzida pelo Conselho Deliberativo do ISE, o CISE. A gestão técnica deste processo é conduzida pelo GVces, com a asseguração da KPMG.