ISE 2016: Audiência pública valida alterações no questionário de seleção de empresas

09/05/2016
COMPARTILHE

Evento na FGV-SP reúne empresas, especialistas e sociedade civil para debater e validar as mudanças que deverão ser feitas no questionário para seleção da carteira de ações 2017 do ISE BM&FBOVESPA; nova versão deverá ser referendada pelo Conselho do ISE e publicada em junho.
 
GVces, 10/05/2016
Bruno Toledo

A colaboração e a coconstrução são instrumentos importantes no desenvolvimento e consolidação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA. Refletindo esta importância, o questionário de seleção de empresas para a carteira de ações do Índice passa anualmente por um processo público de revisão de seus critérios e indicadores, com o objetivo de aprimora-lo enquanto ferramenta para diagnóstico do estado da sustentabilidade empresarial no Brasil, através da ampla participação de representantes de empresas, poder público e da sociedade civil, além de especialistas nos temas abordados pelo ISE.

Todas as alterações são pactuadas com estes atores, desde o primeiro olhar para o questionário do ciclo anterior até a formatação final da nova versão do questionário, antes da sua aprovação pelo Conselho do ISE. Um momento importante deste processo de revisão é a Audiência Pública, evento na qual a equipe do GVces, parceiro técnico da BM&FBOVESPA no desenvolvimento e aperfeiçoamento do questionário do ISE, apresenta ao público e discute junto com ele as principais alterações no questionário para a seleção da carteira do ano seguinte.

Neste ciclo 2016, o GVces promoveu a Audiência Pública no último dia 04 no Salão Nobre da FGV-EAESP, reunindo empresas, especialistas e a sociedade civil para validar as mudanças que deverão ser feitas no questionário para seleção da carteira de ações 2017 do ISE. As alterações propostas e apresentadas na Audiência Pública tiveram como base as contribuições recebidas pela equipe do GVces durante a Consulta Pública Online, realizada entre março e abril passados, e os Workshops de Revisão, realizados entre os dias 16 e 18 de março.

Participaram da Audiência 41 pessoas, representando 25 organizações, e foi registrado 33 pontos de transmissão on-line do evento, por meio dos quais muitas pessoas acompanharam o evento de diferentes pontos do país.

Para Aron Belinky, coordenador executivo do ISE, “o processo de Consulta Pública 2016 apresentou, até o momento, um conjunto satisfatório de contribuições que permitirão consolidar o processo de revisão anterior do questionário, realizado em um ciclo amplo de consultas aos públicos do Índice no período de 2014 e 2015. Além disso, o processo atual também garantirá que o questionário mantenha seu papel de indicador de tendências e avanços na agenda empresarial da sustentabilidade. ”

Clique aqui para baixar o questionário ISE apresentado pela equipe do GVces durante a Audiência Pública.

Próximos passos – Após a validação das mudanças na Audiência Pública, o novo questionário ISE segue para aprovação junto ao CISE no dia 08 de junho. A divulgação da versão final do novo questionário está prevista para o dia 28 de junho no site do ISE. A abertura para envio das respostas começa no dia 22 de julho e se encerra no dia 26 de agosto. As inscrições para participar do processo de seleção da carteira 2017 do ISE se encerram no dia 12 de agosto.

Mais informações sobre o cronograma do ciclo 2016 do ISE aqui.