B3 e GVces promovem workshops de revisão do questionário ISE 2017

Processo anual de revisão do questionário de seleção para o Índice de Sustentabilidade Empresarial começa em 2017 com a realização dos workshops e da Consulta Pública Online, que acontece até o dia 21/4 30/03/2017
COMPARTILHE

Participe da Consulta Pública Online do ISE 2017, uma oportunidade para propor mudanças no questionário que será utilizado para a seleção da carteira 2018 do ISE. A Consulta Pública está aberta no site do ISE até o dia 21 de abril.

Por Bruno Toledo (GVces)

Desde a sua criação, em 2005, a B3 realiza anualmente um processo público de revisão do questionário que referencia a seleção de companhias para participar da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Com a parceria técnica do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (GVces), responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento da metodologia de seleção de empresas para composição da carteira do ISE e pela condução desse processo, que tem por objetivo aprimorar o questionário ISE enquanto referência pública importante em matéria de sustentabilidade dentro das empresas brasileiras.

A revisão anual do questionário é um momento crucial do processo contínuo de melhoria do ISE, pois serve como espaço para que empresas, especialistas e o público em geral se debrucem sobre seus temas, critérios e indicadores e apresentem propostas de inclusões e modificações diretamente para a equipe do GVces e para os coordenadores de cada dimensão do questionário.

Para iniciar o processo neste ano,  seis workshops públicos ocorreram entre os dias 22 e 24 de março, na FGV EAESP, voltados para as dimensões do questionário ISE – Governança Corporativa, Mudança do Clima, Social, Geral, Natureza do Produto, Econômico-Financeira, Ambiental, e Ambiental Financeira. Os workshops tiveram a participação de mais de 200 pessoas, a maioria representantes de empresas respondentes e consultorias especializadas, além de representantes de organizações da sociedade civil e da academia. 

A revisão do questionário se insere na preocupação do ISE em manter a transparência tanto do processo de seleção quanto da carteira selecionada para o Índice, a partir do diálogo com as partes interessadas e com a sociedade. "Esse não é um processo voltados apenas para as empresas ou para os investidores, mas também para a sociedade e o poder público", ressalta Aron Belinky, coordenador do programa Produção e Consumo Sustentável do GVces e coordenador executivo do ISE. "Temos a preocupação de aperfeiçoar continuamente o questionário, de subir cada vez mais a régua para indicar às empresas as novas soluções e os desafios emergentes nas diferentes dimensões da sustentabilidade empresarial".

Além de analisar as mudanças propostas para o questionário de seleção para a carteira 2018 do ISE, os workshops deste ano também avaliaram temas preliminares que servirão de subsídio para uma revisão ampliada do questionário, que será conduzida pela Bolsa e pelo GVces em 2018.

Destaques dos workshops

Ao longo dos três dias, os participantes e a equipe do GVces analisaram pormenorizadamente cada uma das dimensões, com foco em melhorias e inclusões possíveis para o questionário 2017. 

Na dimensão de Mudança do Clima, por exemplo, o debate explorou a temática de que, apesar dos avanços ocorridos nos últimos anos, muitas empresas ainda não adotam políticas e práticas essenciais relacionadas à mudança do clima. Além de reforçar a importância de prosseguir nesse caminho, foi identificado que a maior clareza quanto à ocorrência e magnitude dos impactos gerados por esse fenômeno requer que as empresas passem a incorporar o tema em suas estratégias e na análise do ciclo de vida de seus produtos, buscando reduzir riscos e identificar oportunidades.

Já na dimensão Geral, foi tratada a questão sobre o avanço na utilização integrada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas como um referencial para avaliação do alinhamento das empresas com a sustentabilidade e identificação de desafios prioritários e oportunidades para sua atuação.

As relações de trabalho também foram um dos temas de destaque na evolução da agenda do ISE dentro da dimensão Governança Corporativa. O debate incluiu questões como busca de maior efetividade nas políticas pró-diversidade e anti-discriminação, além de questões como o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, licença parental, equidade para trabalhadores terceirizados, entre outros aspectos.

Clique aqui para conferir um resumo dos debates em todas as dimensões.

Próximos passos do processo de revisão ISE 2017/2018

Além dos workshops, no dia 21 de março também foi lançada a Consulta Pública Online, que acontece até o dia 21 de abril com o objetivo de receber propostas de mudanças para a versão 2017 do questionário e também para os temas que subsidiarão o desenvolvimento da versão 2018.

Com base nos insumos apresentados nos workshops e na Consulta Pública, a equipe do GVces apresentará uma nova versão do questionário ISE 2017 para validação em audiência pública a ser realizada no dia 10 de maio. A partir dessa validação, o Conselho Deliberativo do ISE (CISE) fará sua análise no começo de junho para, assim, lançar formalmente a versão 2017 do questionário ISE no dia 27/6.

Fotos: Roberta Boccalini/GVces